Transformação de uma Start-up electrónica Marroquina no fornecedor #1 de empresas da Ásia-Pacifíco

Um projecto de 42 meses que ajudou a transformar uma Start-up tecnológica Marroquina num líder internacional do sector, José Gatta, Interim Manager na Experienced Management

O desafio

A fábrica com 2 anos de existência tinha na sua génese a licença de uma tecnologia inovadora e um investimento superior a €100 Milhões. Apesar da tecnologia e do capital, a empresa continuava a fabricar protótipos e as vendas eram quase inexistentes. O CEO apresentou a demissão e o Accionista procurava um gestor com experiência de tecnologia, incluindo M&A para industrializar, consolidar o negócio e executar a abertura a capital de investimento.

A recomendação

Existir um compromisso de longo prazo. Conhecer e entender a indústria. Continuar o investimento em equipamentos e tecnologia (desenvolvimento de patentes,…). Obter certificações reconhecidas internacionalmente. Reestruturar completamente o staff e os ‘compensation packages’. Abrir e expandir nos mercados asiáticos. Moderar as expectativas de rentabilização.

A solução

Diminuição significativa do número de colaboradores, formação aos que permaneceram e substituição de expatriados menos qualificados por membros da Diáspora recrutados na Europa e EUA, implementando o culto da excelência no trabalho e do bem-estar.  Definição de objectivos claros e mensuráveis e total envolvimento dos colaboradores através de reuniões trimestrais de update com uma política de total transparência. Promoção do staff feminino a posições com relevância na organização. Investimento em R&D para a tecnologia. Selecção de 2 a 3 clientes asiáticos de Primeira Linha, trabalhando de encontro às suas necessidades e expectativas.

O resultado

Fornecedor nº1 de multinacionais na Coreia e no Japão em 18 meses, 1,3 PPM failure rate, 99,85% on-time-delivery. Frost & Sullivan Innovation Award. Negociação de 2 propostas de investimento: Fundo Internacional e Multinacional do sector. E, melhor refeitório empresarial.

Por José Gatta, Interim Manager