Millennials e Experienced – uma colaboração benéfica

//Millennials e Experienced – uma colaboração benéfica

Jack Welch, ex-CEO da General Electric, tornou popular o Mentoring Reversivo em 1999, quando definiu que 500 dos seus principais Executivos seriam orientados por colaboradores júniores (tipicamente, mais novos) com o objetivo de aprender a usar a Internet. Até então, o único mentoring conhecido era o tradicional, em que o colaborador sénior (tipicamente, mais velho) orienta o novo e/ou o júnior. Hoje, o Mentoring Reversivo é considerado obsoleto e as empresas optam por Programas de Mentoring Recíproco.

Mentoring Recíproco – o que é?

Em suma, é a convergência entre o tradicional e o reversivo. É a partilha coordenada de competências técnicas e sociais entre colaboradores com diferentes experiências e vivências para criar sinergias de conhecimento na organização, ampliar horizontes, construir confiança mútua e reforçar a cultura da organização.

O mentoring é mais que orientação de negócio, tecnologia, desenvolvimento de carreira e ou de capacidades de liderança; o Mentoring Recíproco é partilha de experiências de vida pelo que pode incluir, igualmente, programas de diversidade e inclusão.

No entanto, o Mentoring Recíproco não se limita apenas ao ambiente interno de uma Empresa ou organização, podendo estender-se além dos seus limites: com Parceiros, com Clientes, com Fornecedores,…

Vantagens do Mentoring Recíproco

Estudos demonstram que existe uma correlação objetiva entre uma experiência positiva de Mentoring Recíproco e um crescimento da produtividade, retenção de talento e felicidade no trabalho.

Vantagens para a organização:

  • Promove a partilha de informação, conhecimento e experiência entre as diferentes gerações que coincidem numa organização em cada momento : Baby Boomers, Geração X e Millennials
  • Reforça a produtividade
  • Cria resiliência nas equipas
  • Transforma a cultura da organização, criando um sentimento de comunidade e desenvolve o espírito de equipa
  • Fortalece talento e carreira para os líderes existentes e os emergentes
  • Limita as lacunas de conhecimento para os colaboradores de todas as gerações
  • Aproxima os colaboradores de gerações diferentes, facilitando a comunicação

Em suma, os benefícios de Programas de Mentoring Recíproco são, acima de tudo, humanos: aproximando gerações de diferentes Mundos.

Mentoring Recíproco é um posicionamento estratégico

Para ser efectivo, o Programa de Mentoring Recíproco terá de possuir uma estratégia precisa e terá de ser implementado de forma criativa.

Desde o dia 1…

  • Expectativas claramente definidas para os colaboradores
  • Vontade genuína de aprender e partilhar dos colaboradores como Mentor e Mentee
  • Confiança dos colaboradores para sair da zona de conforto e experimentar novas formas de pensar, trabalhar e viver
  • Transparência e abertura entre os colaboradores para sentimentos e modos de pensar diferentes
  • Buy-in e aceitação do Executivo que um colaborador mais jovem pode trazer conhecimento e feedback valioso
  • Concordância do Millennial / Geração Z que o Experienced Manager aporta conhecimento, experiência e maturidade
  • Definição de um mix perfeito baseado nas personalidades e competências do talento júnior e sénior

Millennials e Experienced – uma colaboração benéfica

Existem alguns estereótipos negativos relativos à geração dos Millennials no local de trabalho como a obsessão por tecnologia, o desejo de multi-tasking, a dificuldade em lidar com feedback crítico e a procura de novos desafios profissionais a cada 12 ou 18 meses. Mas, esta geração também possui características profissionais e skills muito positivos que trazem um grande valor acrescentado à empresa e um impacto único às equipas.

A colaboração entre Millennials e Experienced é muito positiva. Temos de ser sinceros, a geração dos Millennials tem muito para aprender, e conta com as empresas para esse percurso de aprendizagem! São a mais recente força de trabalho e podem e devem usar e beneficiar das ideias, orientação e sabedoria de profissionais e líderes mais experientes. Mas, também temos de ser honestos, os Millennials também têm muito para ensinar! Aos profissionais mais séniores trazem conhecimentos de tecnologia, tendências do mundo digital e novas técnicas de comunicação – áreas em que são especialistas. É senso-comum entre os líderes empresariais, que as organizações inovam mais com equipas multi-geracionais: quando numa reunião estão pessoas que pensam da mesma maneira sobre uma situação, o resultado tende a ser o status-quo; quando estão pessoas com diferentes formas de avaliar um cenário, o resultado é, em simultâneo, uma mistura de ideias e pontos de vista distintos que são a origem da inovação.

Posto isto, é obrigatório que os líderes empresariais dediquem tempo e uma atenção significativa a desenvolver novas formas de motivar esta nova geração de colaboradores. Fazê-lo de forma eficaz não exige necessariamente a revisão das políticas de RH; exige sim uma consciencialização e acção no sentido de reforçar um melhor mix de gerações nas equipas, para acelerar a transferência de conhecimento e capitalizar a sinergia inter-geracional,  que vai trazer vantagens competitivas significativas às empresas e melhorar exponencialmente a sua capacidade de inovação.

2019-11-25T20:38:28+00:00

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