FAQ´s

/FAQ´s
FAQ´s2018-11-22T13:58:16+00:00
O que pretende esta plataforma?2018-11-22T13:50:01+00:00

Pretende colmatar uma lacuna existente em Portugal e em países de língua oficial portuguesa, aproveitando talento que estava a ser desperdiçado e contribuindo para apoiar as empresas a aumentar a sua rentabilidade com recursos altamente qualificados.

A Experienced Management tem um duplo objetivo de responsabilidade social: dar resposta às necessidades específicas de gestão das organizações e permitir a continuação da vida ativa de gestores com uma sólida competência social.

A Experienced Management vai gerar o negócio necessário para remunerar executivos e acionistas e ainda obter recursos para futuros projetos de desenvolvimento.

Como foram escolhidos os acionistas?2018-11-22T13:49:00+00:00

A escolha recaiu sobre pessoas altamente qualificadas, com percursos profissionais muito reconhecidos na sociedade portuguesa e fora dela. E de áreas tão diversas como direito, economia, gestão, finanças ou da própria academia.

O fator preponderante foi a sensibilidade dos mesmos para a temática em causa.

Na verdade, todos nós já nos deparámos ou conhecemos situações de empresas que procuram recursos com provas profissionais dadas para períodos delimitados e de pessoas experientes, de elevada qualidade e com disponibilidade para aceitar novos desafios profissionais por períodos determinados.

A quem se destina o Interim Management?2018-11-22T13:49:19+00:00

O Interim Management é particularmente recomendado para empresas que necessitem de recursos especializados e competentes para um projeto delimitado no âmbito e no tempo. Exemplos disso são empresas:

– Que estejam a passar por processos de mudança e reconheçam a necessidade de ter alguém para ajudar a concretizá-los com sucesso;

– Que estejam a atravessar contextos de alterações de acionistas/proprietários (designadamente através de empresas de capital de risco) e necessitem de uma estrutura de gestão profissional ativa;

– Que procurem expandir a sua atividade para mercados exteriores e necessitem de executivos que preparem a estrutura futura;

– Que tenham parte da sua equipa de gestão ausente por um período predefinido (conclusão de estudos de pós-graduação, expatriação por período limitado, licença de maternidade e paternidade ou outro) e desejem manter esse cargo em aberto, para que seja retomado pelo mesmo profissional;

– Que necessitem de recursos temporários com capacidades técnicas específicas para alocar a um projeto (designadamente empresas de consultoria);

– Que tenham projetos de inovação/expansão de atividade que exijam a transmissão de know-how e experiência a gestores mais novos que irão, no futuro, assegurar o funcionamento das novas áreas.

O que é o Interim Management?2018-11-22T13:47:30+00:00

Os novos desafios que se colocam às empresas exigem, cada vez mais, gestores com percursos profissionais reconhecidos que assumam projetos ou desempenhem cargos de âmbito e duração limitados.

Interim Management é o processo pelo qual uma empresa ou organização, com uma necessidade temporária de recursos (normalmente de 3 a 18 meses), contrata um profissional qualificado por um período limitado e pré-definido, para executar uma tarefa específica.

A Experienced Management coloca rapidamente ao serviço das empresas recursos altamente qualificados, cujos experiência, talento e competência constituem uma mais-valia em termos de rentabilidade para os negócios.

Quais os objetivos da Experienced Management?2018-11-22T13:46:50+00:00

A Experienced Management pretende preencher a lacuna entre a oferta de gestores altamente qualificados tecnicamente, com uma experiência relevante e disponibilidade para realizar projetos específicos, por tempo limitado, e a necessidade das empresas e/ou organizações em contratar este tipo de executivos.

Por outro lado, visa contribuir para o equilíbrio laboral numa sociedade onde os gestores estão cada vez mais disponíveis para prolongar a sua vida ativa e as empresas e/ou organizações são confrontadas com exigências crescentes de responder a projetos de curto prazo. Numa sociedade sustentável, a combinação entre a juventude profissional e gestores com uma sólida experiência é fundamental para o seu sucesso.

Além disso, é ainda missão da Experienced Management desenvolver um projeto com a responsabilidade social de permitir que gestores experientes e altamente qualificados se mantenham ativos por períodos mais longos e que o elevado número de empresas com necessidades profissionais a que eles podem dar resposta se encontram, num enquadramento de complementaridade intergeracional.

Como surge a ideia de criar a Experienced Management?2018-11-22T13:46:08+00:00

A Experienced Management nasceu Setembro de 2014, criada por um grupo de profissionais portugueses, da consciência de que há duas realidades em Portugal que não podemos continuar a ignorar.

Por um lado, a existência de um enorme desperdício de gestores experientes, atualmente pouco ocupados, ou mesmo não ativos.

Por outro, uma crescente necessidade de competências de gestão de que as empresas necessitam para fazer face a desafios pontuais decorrentes do seu processo de desenvolvimento.

Conscientes do valor que a experiencia traz á gestão das empresas, procurámos qual a melhor forma de combater o desperdício que dele se faz atualmente

O Interim Management – solução em que um recurso cuidadosamente selecionado e com um perfil adaptado às necessidades de cada mandato é colocado numa empresa para dar resposta a um desafio especifico e limitado no tempo e no âmbito – é a formula perfeita!

Porque os gestores mais experientes e com provas dadas, essencialmente pragmáticos e focados, são capazes de reforçar as equipas de gestão, liderar projetos de mudança, conduzir projetos estratégicos, substituir temporariamente quadros ausentes, restruturar sectores menos rentáveis, etc.. de forma eficaz e em causar perturbações nas hierarquias e relacionamentos dentro das empresas

Perante esta realidade e a ausência de algo semelhante em Portugal e nos restantes países de língua oficial portuguesa, surgiu a ideia de criar uma plataforma que permita o encontro entre as duas partes.

Além disso, existe uma forte componente de cidadania responsável, colocando ao serviço da economia nacional gestores de alto valor e experiência comprovada e testada que, de outra forma, seriam talento desperdiçado.

Como vai permitir aumentar a rentabilidade das empresas?2018-11-22T13:51:05+00:00

Ao associarem-se à Experienced Management, as empresas têm a garantia de que encontram:

– Gestores cuidadosa e rapidamente selecionados;
– Gestores com experiência profissional certificada;
– Gestores altamente qualificados, com experiência, competência e talento comprovados;
– Gestores totalmente conscientes da natureza temporária do projeto ou tarefa atribuídos;
– Gestores focados no projeto ou tarefa atribuídos.

O processo de aceitação de um gestor implica análise curricular e entrevista que possibilitam o seu acesso a uma presença na base de dados do nosso parceiro Brainforce, onde são efetuadas as pesquisas para encontrar o Interim Manager adequado a cada desafio dos clientes.

O contacto regular com estes gestores garante a atualização da base de dados, permitindo respostas imediatas aos desafios colocados pela empresa.

Que mais-valias traz para os gestores?2018-11-22T13:52:09+00:00

Decidir ser um Interim Manager é um passo importante na vida profissional de um gestor e corresponde a uma alteração deliberada da forma como até esse momento a atividade profissional foi percebida.

Ao inscrever-se na Experienced Management, tem a garantia de encontrar:

– Oportunidade de colocar os seus conhecimentos e recursos ao serviço de projetos empresas desafiantes;
– A liberdade de decidir onde e quando estar ativo ou ocioso;
– O reconhecimento do valor da sua experiência;
– Uma experiência profissional recompensadora;
– Total confidencialidade e proteção da sua identidade.

Por que é que se associaram à Brainforce?2018-11-22T13:52:44+00:00

Porque têm a experiência, o rigor e o know-how de que necessitamos.

Estamos a falar de uma empresa uma empresa suíça especialista na atividade de Interim Management que opera no mercado mundial desde 1979 e tem dez escritórios espalhados pelo mundo: Zurique, Munique, Hamburgo, Viena, Moscovo, Tallin, Hong Kong, Shangai, Banguecoque e Joanesburgo.

Martin Schneider, presidente e CEO da empresa, é sócio da Experienced Management. Desde 1979, já celebrou mais de 3.000 contratos de colocação de Interim Managers.

Na base de dados da Brainforce estão registados mais de 5.000 gestores de topo com uma idade média de 52 anos, provenientes de mais de 30 países, falando mais de 20 línguas e com mais de 20 anos de experiência profissional.

Qualquer pessoa pode integrar a plataforma?2018-11-22T13:53:18+00:00

Sim, desde que tenha um percurso profissional altamente qualificado. É evidente que serão submetidas a uma análise curricular e a entrevistas para garantir que cumprem os requisitos necessários para o tipo de oferta das empresas.

Como é feita a entrada na Base de Dados?2018-11-22T13:53:56+00:00

Ao registarem o seu CV na base de dados da Experienced Management, os Interim Managers têm acesso ao mundo das oportunidades de Interim Management disponíveis. Uma oportunidade para colocar os seus conhecimentos e experiência ao serviço de desafios com a liberdade de decidir onde e quando ser ativo e o reconhecimento do valor que tem uma experiência profissional de talento.

O seu registo é efetuado sem qualquer compromisso ou custo e pode ser o início de uma nova experiência profissional.

O processo da sua aceitação na base de dados tem como objetivo garantir a qualidade de todos os nossos recursos e assegurar que lhe propomos apenas o que, para si, possa ser interessante.

Para ser um Interim Manager registado, tem de nos enviar, através do nosso site, a sua manifestação de interesse, com envio do curriculum. A análise curricular e a consequente entrevista permitem o acesso a uma presença na base de dados do nosso parceiro Brainforce, onde são efetuadas as pesquisas para encontrar o Interim Manager adequado para cada desafio dos clientes.

Não lhe prometemos que da sua inscrição decorra, necessariamente, uma atribuição de mandatos, mas garantimos a abertura de portas para um novo mundo de desafios profissionais que, até agora, não lhe estavam disponíveis.

Os gestores têm de pagar para integrar a plataforma?2018-11-22T13:54:32+00:00

Não.

E as empresas? Pagam?2018-11-22T13:55:19+00:00

Pagarão um adiantamento de 500 euros no inicio dos processos de seleção, o qual será descontado ao valor do mandato, se este se concretizar

O Valor do mandato integra a remuneração do gestor e da Experienced Management.

Quais as áreas profissionais abrangidas?2018-11-22T13:55:54+00:00

Na verdade, todas as áreas profissionais.

 A questão coloca-se mais ao nível do cargo a ocupar ou função a desempenhar.

E aí falamos sobretudo de gestão, quer de empresas quer de projetos de variadíssimas áreas.

Podemos estar a falar de saúde ou de engenharia, por exemplo.

Por que consideram estar a cumprir um papel de cidadania responsável?2018-11-22T13:56:37+00:00

Porque estamos a colocar ao serviço das empresas e, consequentemente, da economia dos países onde as mesmas operam gestores altamente qualificados, experientes e competentes que estavam a ser desperdiçados, quando representam uma mais-valia para o aumento da rentabilidade dos negócios.

Além disso, estamos a proporcionar oportunidades profissionais a um conjunto de gestores que cumprem todos os requisitos para estarem profissionalmente ativos.

CONTACTOS

Edifício Neopark, Fração 0H, Av. Tomás Ribeiro, 43, 2790-464 Carnaxide, Portugal

Tel: +351 214 181 826
Telem: +351 963 715 282

Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar o nosso site, você concorda com todos os cookies, de acordo com nossa Política de cookies. Ok